anajur@anajur.org.br (61) 3322-9054

16 de junho de 2021

AGU divulga produtividade de Consultorias Jurídicas Virtuais

A Advocacia-Geral da União divulgou recentemente que em nove meses de funcionamento, as Consultorias Jurídicas Virtuais produziram mais de 13 mil manifestações a órgãos da União. Conforme destacado em matéria publicada no Portal da AGU, “implantadas há menos de um ano, as Consultorias Jurídicas da União Especializadas Virtuais (e-CJUs) estão trazendo mais eficiência, inovação e modernização aos órgãos que recebem consultoria e assessoramento jurídicos da Advocacia-Geral da União”.

A reportagem informa que de 1º de setembro do ano passado até 31 de maio de 2021, as e-CJUs produziram 13.865 manifestações jurídicas de apoio e orientação aos gestores federais. As maiores produções foram nas consultorias e assessoramentos para aquisições e serviços sem dedicação exclusiva de mão de obra.

O número elevado de produção se deve ao novo modelo de prestação de consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos da União localizados fora de Brasília. Assim, os Advogados da União atuam de forma descentralizada. Em relação ao tempo estimado de realização das demandas consultivas, no sistema tradicional, a média variava entre 14 e 12 dias. Com a adoção das e-CJUs, esse tempo diminuiu para 10 dias.

Com informações do Portal AGU.