anajur@anajur.org.br (61) 3322-9054

12 de março de 2020

AGU realiza primeira cerimônia de entrega da comenda de Ordem do Mérito

Em cerimônia realizada na sede do Clube Naval, em Brasília, a Advocacia-Geral da União promoveu, pela primeira vez, a entrega das comendas da Ordem do Mérito da AGU. O objetivo da honraria é agraciar pessoas naturais, órgãos e entidades da Administração Pública, instituições e organizações militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à AGU em âmbito nacional ou internacional.

Nesta primeira cerimônia, foram agraciados políticos e autoridades, como o Ministro da Infeaestrutura, Tarcísio de Freitas; o Procurador-Geral da República, Augusto Aras; o Ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni; o Ministro da Secretaria-Geral da Presidencia da República, Jorge Oliveira; o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; entre outras autoridades.

A Presidente da Anajur, Ruth Miller, foi convidada a conduzir a Constituição até o palco central da cerimônia, representando os Advogados Públicos aposentados e ativos.

Em seu discurso, o Advogado-Geral da União, André Mendonça, reforçou a importância do destaque à Constituição no encontro. “A entrada da Constituição me causa especial emoção, pois ela é a Bíblia do nosso Estado Democrático de Direito e a ela devemos reverência”.

André Mendonça ainda destacou a importância da Advocacia-Geral da União para o Estado brasileiro. “É a AGU quem garante a legalidade das políticas públicas, a defesa da constitucionalidade das leis e da prestação de assessoramento aos que são legitimamente eleitos pelo povo brasileiro”. Exaltou, ainda, a qualidade técnica e o profissionalismo de todos os integrantes da AGU. “Os números que apresentamos sobre os resultados do último ano da atuação da AGU são um histórico cotidiano das nossas atividades. Celebramos mais de 200 mil acordos no último ano. A atuação gerou uma economia de mais de 700 bilhões de reais. Por isso a AGU é essencial à justiça”.

Ao final, André Mendonça agradeceu o apoio da Anajur e das demais entidades na realização do evento.

Além da Presidente da Anajur, Ruth Miller, estiveram presentes na cerimônia a Secretária-Geral adjunta da entidade, Márcia Regina Vicente Barbosa; o Diretor de Administração e Convênios, João José Barredo da Silva Filho; a Diretora de Assuntos de Aposentados/Pensionistas, Norma Maria Arrais; o Conselheiro Consultivo Jorge de Souza; a Conselheira Fiscal Merly Garcia Lopes da Rocha; e as associadas Ana Luisa Figueiredo de Carvalho e Rejane Bauermann Ehlers.