anajur@anajur.org.br (61) 3322-9054

17 de agosto de 2020

Anajur 34 Anos

Em 18 de agosto, a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia Geral da União – Anajur comemora 34 anos de existência. Criada como instrumento de valorização e defesa daqueles que prestavam assistência jurídica ao Poder Público, atuou para garantir status constitucional aos Advogados Públicos, profissionais que teriam a nobre missão de realizar a defesa do Estado brasileiro.

Vencido esse primeiro desafio, com atuação marcante e reconhecida pelos parlamentares durante a Assembleia Nacional Constituinte, a Anajur trabalhou incansavelmente para a construção de um órgão forte e estruturado, capaz de dotar o Estado brasileiro de uma defesa efetiva e comprometida com os mais altos valores institucionais e o interesse público. Foi imbuída desse espírito, e contando com o incansável empenho dos membros da Anajur, que nasceu a Advocacia-Geral da União.

Ao longo de todos esses anos, a Anajur sempre pautou o seu proceder de modo ético e na intransigente busca da valorização dos membros da AGU, pela construção de um Estado brasileiro forte e pelos direitos de todos os seus associados.

A Advocacia Pública Federal – seja ela consultiva ou contenciosa – é a verdadeira garantia da prestação dos serviços públicos de qualidade. Esse é o principal legado do trabalho dos Advogados Públicos.

Nosso maior desafio, agora, é consolidar os direitos e prerrogativas conquistados pelos Advogados Públicos ativos e aposentados, no exercício da defesa do Estado brasileiro.

Parabéns Anajur! Parabéns a todos os membros desta entidade que foi pioneira na defesa dos Advogados Públicos e fundamental para o surgimento da Advocacia-Geral da União, como a conhecemos hoje.

Ruth Miller
Presidente da Anajur