anajur@anajur.org.br (61) 3322-9054

6 de novembro de 2019

Confira a programação da Conferência Internacional da FIFCJ/2019

Neste mês de novembro, nos dias 20 a 24, será realizada em Goiânia a Conferência Internacional da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica – FIFCJ/2019: a construção da igualdade de gênero e dos direitos das meninas e das mulheres no mundo. O evento será co-realizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

A conferência de abertura será ministrada pela ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia. Ela tratará do tema central da conferencia: A Construção da Igualdade de Gênero e dos direitos das Meninas e das Mulheres no Brasil. Outros importantes temas também serão discutidos ao longo do encontro, como a igualdade de oportunidades, empoderamento das mulheres, violência contra as mulheres e participação política.

Após os debates, será apresentada a Carta de Goiânia, documento que reunirá as contribuições recebidas ao longo da Conferência. Também está previsto o lançamento do livro “Os Avanços e desafios dos Direitos Humanos das Mulheres no Brasil: As contribuições da ABMCJ”, de autoria da ministra do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Laurita Vaz.

Além da programação científica, haverá uma exposição cultural fotográfica, sob a responsabilidade do Comitê de Equidade Racial da ABMCJ, coordenada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ivone Ferreira Caetano, com o tema “Reconhecimento – mulheres negras de carreiras jurídicas no Brasil”.

Ao final, no dia 23 de novembro, será realizada a Caminhada da Paz e o Abraço Simbólico ao monumento das 3 raças, em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

A programação completa pode ser consultada pelo site www.abmcj.ong.br/fifcj-2019