anajur@anajur.org.br (61) 3322-9054

25 de março de 2020

Conheça a cartilha do Ministério da Saúde sobre combate ao Coronavírus

O Ministério da Saúde do Brasil publicou recentemente uma série de documentos com dados, orientações e esclarecimentos sobre o surto de Coronavírus no país. O objetivo dos documentos é apresentar medidas para evitar o contágio da população com esse vírus.

O Ministério informa, por exemplo, a origem do vírus.

“O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19)”.

As informações também abordam o tratamento da doença. O texto destaca:

“Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar)”.

Um dos documentos principais publicados é a cartilha do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus. O documento orienta a todos sobre as medidas a serem adotadas para evitar o contágio e, em caso de contaminação, para o tratamento da doença.

Clique aqui e confira.