Brasília/DF | 09/08/2022
banner
post image
25 de março de 2022

Saiba como acessar seu comprovante de Rendimento pelo SouGOV.BR


Em razão das dúvidas acerca do procedimento de acesso aos comprovantes de rendimentos para fins de declaração de imposto de renda, a Anajur informa o passo a passo para acesso ao documento por meio do Aplicativo SouGOV.BR.

Conforme anunciado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, neste ano de 2022 o agente público terá acesso ao documento exclusivamente por meio do SouGOV.BR. O texto normativo veda a emissão destes comprovantes por parte das Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública federal.

O Governo Federal, por meio do Portal do Servidor, apresentou o passo a passo, conforme demonstrado abaixo:

1º) É importante, antes de acessar o seu comprovante de rendimentos, verificar seu vínculo, caso tenha mais de um. Na seta ao lado de Órgão – Uorg – Matrícula, você pode selecionar o vínculo atual ou o anterior: 

 2º) Após confirmar se o seu vínculo está correto, vá para o “AutoAtendimento” e clique em “Rendimentos IRPF”:

3º) Clique na seta ao lado para escolher o ano desejado e para gerar o arquivo do documento, clique na seta ao lado de “Comprovante de Rendimentos”:

4º) Caso queira enviar o comprovante de rendimentos para o whatsApp ou e-mail, clique nos três pontinhos, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada: 

Na versão web do SouGov também é possível imprimir o comprovante, acesse: https://sougov.economia.gov.br/sougov/ e siga as instruções acima.

Dúvidas e esclarecimentos sobre o seu comprovante de rendimentos, entre em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas. Se não souber qual é a sua, clique nas linhas ao lado do nome “Sougov.br”, que aparecerá a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”, basta clicar e você terá as informações e o contato:

Para quem ainda não possui o aplicativo SouGov.BR, basta clicar no link e acompanhar o tutorial de instalação: https://www.youtube.com/watch?v=jzktfuYqmv0