ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

CCJ deve analisar proposta que garante a advogado acesso a todos os documentos de investigação

31/07/2014

A Câmara dos Deputados deve analisar ainda este ano o Projeto de Lei 6705/13, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que permite ao advogado acessar todos os documentos de investigação. Caso o órgão investigador forneça dados incompletos ou retire parte do processo de investigação, o agente poderá ser punido por abuso de autoridade. Já nos casos em que o processo corre em sigilo, o advogado precisará apresentar procuração para ter acesso às informações.

Atualmente, o Estatuto da Advocacia não abrange o acesso a todas as instituições investigatórias, mas apenas a departamentos policiais. Também não detalha o exercício da advocacia em casos sigilosos ou a possibilidade de crime de abuso de autoridade se as informações forem dadas de forma incompleta.

Na justificativa do projeto, o autor defende que este seria um instrumento para assegurar a ampla defesa e o contraditório ao investigado, além de prevenir o que ele chama de  indiciamentos equivocados. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Últimos Informes

Nova Diretoria

A solenidade de posse da nova gestão da ANAJUR será realizada em 16/12, a partir das 10h30, no Auditório Miguel Seabra Fagundes do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, do Edifício da OAB.

Eleições ANAJUR

O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.

Ampliação atendimento

A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

9h às 17h