ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

Dia Nacional de Paralisação: Anajur e entidades associativas cobram respeito do Governo às Carreiras da Advocacia Pública

01/10/2014

Os representantes da ANAJUR, ANAUNI, ANPAF, APBC, ANPPREV, SINPROFAZ e UNAFE realizaram nesta quarta-feira (01) o ato público do Dia Nacional de Paralisação, em frente ao prédio do Ministério do Planejamento, em Brasília. Mais de 200 pessoas de diversos estados da Federação compareceram ao ato.

A presidente da Anajur, Joana Mello, lembrou da urgente necessidade da aprovação da Pec 82: “A nossa Advocacia-Geral da União precisa urgentemente de autonomia. Pedimos apenas que os governantes deste país respeitem a Constituição e tratem a Advocacia Pública de forma simétrica às demais Funções Essenciais à Justiça”.

O ato serviu para apresentar as dificuldades enfrentadas pelos Advogados Públicos, que sofrem com a falta de carreira de apoio, desrespeito às prerrogativas funcionais e defasagem remuneratória. Após o encontro em frente o Ministério do Planejamento, os advogados públicos seguiram rumo ao Palácio do Planalto com o objetivo de pressionar o Governo Federal a atender as demandas da classe.

A atuação da AGU, mesmo com todas as dificuldades estruturais enfrentadas, conseguiu reverter aos cofres públicos no ano de 2013 mais de 150 bilhões de reais. No entanto, apenas 2 bilhões e meio de reais foram previstos em orçamento para a instituição. Desse modo, para cada 1 real investido na AGU, voltam aos cofres públicos um total de 60 reais. Isso prova a eficiente atuação em defesa do interesse público.

Um próximo ato está sendo preparado para o início de novembro, quando os representantes das entidades associativas se encontrarão no Congresso Nacional para cobrar dos parlamentares a aprovação da PEC 82 e a previsão de honorários sucumbenciais para os advogados públicos.


Últimos Informes

Recesso

Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.

EXPEDIENTE

A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).

EXPEDIENTE

Em virtude do feriado do Dia de Finados, a Anajur informa que o expediente da sexta-feira (3) será de forma remota.

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054