A ANAJUR, representada pelo presidente Jarbas dos Reis e pela ex-presidente Joana D'Arc Alves Barbosa Vaz de Mello, participou do lançamento da 3ª etapa do programa Caravanas de Inovação. Depois de passar pelo Ceará e pelo Paraná, a iniciativa liderada pelo Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori) segue para o Mato Grosso do Sul.
O encontro, realizado em Brasília de forma híbrida, foi conduzido pelo ministro substituto da AGU, Flávio Roman, e pelo Coordenador do Labori, Bruno Portela. O evento reuniu representantes da Advocacia Pública federal, estadual e municipal de MS. O objetivo do programa, que percorrerá nove estados, é criar a primeira rede nacional de inovação jurídica do setor, fomentando a cultura da inovação e da cooperação entre os entes públicos para o aperfeiçoamento da estrutura administrativa do país.
Em sua fala, Jarbas dos Reis destacou que a transformação digital é uma necessidade, especialmente para trazer mais eficiência à administração pública. Ele frisou que a ANAJUR, por exemplo, tem ações que tramitam na Justiça há mais de duas décadas e a tecnologia pode ser uma aliada para trazer soluções inteligentes.
“É fundamental que, em um país de dimensões continentais como o nosso, as soluções para os problemas regionais sejam pensadas em um debate conjunto. Por isso, parabenizo a AGU por esta iniciativa de vanguarda. A ANAJUR seguirá firme, como tem feito ao longo de quase quatro décadas, apoiando iniciativas que modernizam a atuação da AGU”, afirmou.
COMO FUNCIONA
As Caravanas de Inovação são expedições itinerantes que realiza, em cada parada, workshops, treinamentos e desafios com o objetivo de capacitar advogados públicos estaduais e municipais em áreas como Inteligência Artificial e legal design, além de construir uma rede colaborativa de inovação.
Para além da capacitação, o projeto também serve como um meio para a materialização de soluções inovadoras para problemas típicos da advocacia pública. Assim, o LABORI vai selecionar projetos sugeridos pelos próprios participantes para serem desenvolvidos nas dinâmicas da Caravana. É o chamado Desafio da Caravana de Inovação.
As caravanas de Inovação funcionam em formato itinerante e híbrido, combinando encontros presenciais e virtuais. Ao final dos trabalhos, a Advocacia-Geral da União, o LABORI e os participantes do projeto vão divulgar a Carta da Caravana, um documento que reafirma o compromisso institucional da advocacia pública com a inovação e o impacto potencial das discussões e trabalhos realizados ao longo do projeto para novas iniciativas de pesquisa.
*Com informações da AGU
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF