
Após um intenso debate no plenário da Câmara dos Deputados, a PEC 443/2009 foi aprovada na madrugada desta quinta-feira (06) em primeiro turno. O texto abrange os membros das carreiras da Advocacia-Geral da União e fixa a remuneração dos Advogados Públicos Federais em 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
A sessão, que começou no final da tarde de quarta-feira (05), foi marcada pela discussão acirrada entre os líderes partidários sobre as carreiras que seriam incluídas na proposta. Durante a sessão, houve uma tentativa de inclusão dos auditores-fiscais no texto, proposta rejeitada pelo plenário da casa.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, prosseguiu para a votação do substitutivo aprovado na Comissão Especial da Casa. Após orientação dos líderes partidários, os deputados aprovaram a PEC com 445 votos a favor, 16 contra e 6 abstenções. A sessão terminou 01h50 da madrugada de quinta-feira.
Os destaques à matéria só serão analisados na próxima terça-feira (11). Até lá, a Anajur e as demais entidades que representam os Advogados Públicos trabalharão para garantir a consolidação desta vitória para os membros das carreiras da Advocacia-Geral da União.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF