
As Entidades que representam os Advogados Públicos no Âmbito Federal participaram de mais uma reunião com os representantes do Governo Federal para discutir as propostas de reajuste salarial e valorização das carreiras da Advocacia-Geral da União. O encontro ocorreu na sede do Ministério do Planejamento, em Brasília, nesta quarta-feira (02).
De início, o secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, apresentou uma proposta de benefícios para os próximos quatro anos. Ela inclui: reajuste salarial de 21,3%, em 4 anos, a previsão de honorários sucumbenciais (100% da verba honorária e mais percentual dos encargos legais a serem definidos), a criação das carreiras de apoio e a possibilidade de advocacia privada sem restrições, além do reajustes no auxílio alimentação, saúde e creche, e a discussão das prerrogativas funcionais.
Com relação à proposta do Governo, a percepção dos Honorários Advocaticios pelos Advogados Públicos não contemplaria os aposentados, situação que foi, de plano, rechaçada pelas entidades presentes. O secretário Sérgio Mendonça se comprometeu a reexaminar, com brevidade, as ponderações das Entidades, e apresentar a proposta definitiva do Governo para as Carreiras da Advocacia-Geral da União.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF