
A presidente da Anajur, Joana Mello, participou nesta quinta-feira (08) de um encontro com o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coelho, e demais representantes das entidades da advocacia pública para discutir, entre outros pontos, a aprovação da PEC 82 e o movimento pró-honorários. A OAB se mostrou favorável e garantiu o apoio às demandas apresentadas.
No encontro, o presidente da OAB apontou que a autonomia institucional é de fundamental importância para o bom funcionamento da advocacia pública. “Entendemos que, desta forma, teremos uma advocacia pública muito mais de Estado e não de governo. Trata-se de mais independência técnica e funcional, para que se defenda sempre e unicamente o interesse público, estimulando uma melhor proteção gerencial da probidade administrativa”, afirmou Coelho.
Durante a reunião, a presidente da Anajur, Joana Mello, justificou o recebimento dos honorários pelos advogados públicos. “O Estatuto da OAB não faz distinção entre a advocacia pública e a privada. É claro que os honorários são um direito do advogado. A própria Advocacia-Geral da União entendeu que, por meio de lei, o advogado público faz jus aos honorários sucumbenciais. Espero que o Senado Federal aprove o novo CPC, para, então, partir-se para a lei específica que trate sobre a forma de arrecadação e distribuição”, explicou.
*Com informações do site da OAB
Foto: Eugenio Novaes – CFOAB
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF