A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2024 já recebeu mais de 245 requerimentos para ser apensada à PEC 555/2006. Ambas as matérias buscam modificar as regras dos regimes próprios de previdência no Brasil, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria para extinguir a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas.
A Anajur acompanha de perto a tramitação na Câmara dos Deputados e trabalha pela aprovação do texto. A PEC Social, apresentada pelo deputado federal Cleber Verde (MDB-MA), oferece uma alternativa mais recente à PEC 555, que tramita na Câmara desde 2006 e já passou por análise de uma Comissão Especial e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso o apensamento seja aprovado, a matéria poderá ser deliberada diretamente no plenário da Casa, em dois turnos.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, uma proposição mais antiga tem precedência sobre as propostas mais recentes em tramitação na Casa. Assim, os parlamentares defendem que a apreciação conjunta proporcionará um debate mais amplo, atual e consistente.
O texto da PEC Social prevê uma redução anual de 10% na contribuição previdenciária para homens a partir dos 66 anos, e mulheres, a partir dos 63 anos, com extinção do aporte ao completarem 75 anos. A proposta também garante que não será exigida a contribuição de aposentados por invalidez ou incapacidade permanente para o trabalho.
"O apensamento da PEC Social à PEC 555/2006 é um avanço estratégico que permite um debate mais completo e garante que a pauta dos aposentados e pensionistas seja tratada com a urgência que merece. A isenção da contribuição para aposentados é uma questão de justiça fiscal e social. Estamos vigilantes e atuantes para assegurar que os direitos da categoria sejam respeitados", destacou o presidente da Anajur, Jarbas dos Reis.
Foto: Pedro França/ Agência Senado
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF